Tenho em minha posse um gatito com cerca de 1 ano que precisa de uma casa para ficar.
Apanhei-o há cerca de 3 semanas perto do trabalho, estava ferido e em sangue, com mordidelas de outro gato. Levei-o para o veterinário, onde foi tratado e encontra-se neste momento curado.
Podem vê-lo pela foto em anexo (não muito boa, é de telemovel). Podem também ver que é quase completamente cego de uma vista, e parcialmente cego da outra.
Para além disso, foi testado e acusou positivo para o FIV, que é vulgarmente conhecido como SIDA dos gatos. A doença só é contagiosa para outros gatos (humanos e outros animais não correm riscos) e funciona como a SIDA nos humanos.
O sistema imunitário do gato está a funcionar muito bem, pois ele curou-se bastante rápido das feridas que tinha. De momento é apenas portador do vírus, e pode nunca chegar a estar doente.
Tenho mais gatos, pelo que infelizmente não posso ficar com ele, por causa dos riscos de contágio. Mas não sou capaz de o voltar a meter na rua.
O gato é muito meigo, não parece um gato de rua. Foi castrado a semana passada, pelo que é menos uma preocupação (e uma despesa) que potenciais donos possam ter.
Apenas é precisa uma pessoa que goste de animais, que não tenha nenhum gato e que queira ter um. É verdade que um dia o sistema imunitário dele pode falhar, e podem ter um desgosto com ele. Também é verdade que qualquer outro animal que tenham ou possam vir a ter um dia vos vai dar um desgosto. Ele é portador de uma doença, mas é novo, forte, e pode ter uma longa vida saudável à frente dele.
Peço aos interessados que me contactem para os números abaixo, e para quem tiver contactos de instituições veterinárias que imprima e divulgue este pedido por lá.
Cumprimentos,
Henrique Ferreira
2010-05-29
Contactos:
henrique.bf.ferreira@gmail.com96 551 20 48
Sem comentários:
Enviar um comentário